sábado, 15 de agosto de 2015

Pré-viagem - Preparativos parte 5: A bagagem, o que levar em uma cicloviagem?!

     O que levar para uma viagem de cicloturismo longa? Esse é um tema muito delicado, pessoal e importante, afinal, como diz o ditado, menos é mais, mas o que seria menos ou mais nesse caso? Cada um tem uma necessidade, são muitos hobbies e costumes diferentes, porém, o que precisamos entender é que a gente não precisa ter equipamentos caros, muito pelo contrário, podemos usar utensílios simples, que muitas vezes podem ser criados e/ou adaptados com coisas que já possuímos em nossa própria casa, como já temos mostrado aqui.
     Não precisamos de coisas caras para viajar, porém, precisamos estar bem equipados, portando coisas úteis e indispensáveis para um cicloviajante não passar apuros por aí. Vamos à nossa lista de coisas que carregamos nas magrelas:

  • Ferramentas - Evite carregar peso excessivo, porém, não ande com menos do que se possa precisar. Confira todos os tamanhos e tipos de parafusos e porcas de sua bike e leve somente as chaves necessárias. Alicate, chave de fenda, chave phillips, espátulas de trocar pneu, câmara de ar e remendos novos, bomba de encher pneu, chaves allen, chaves de boca, uma faquinha tipo canivete, chave de corrente e pelo menos uma emenda para cada bike são utensílios indispensáveis para uma viagem tranquila. Nós ainda levamos algumas outras ferramentas para manutenção e limpeza da bike, porém são opcionais. 
  • Roupas - Novamente, a regra continua valendo: menos é mais. Como o peso é um dos nossos grandes inimigos nesse tipo de viajem, devemos ser muito cuidadosos na hora de montar o nosso guarda-roupas cicloviajante. Uma dica interessante é você estudar sobre os lugares onde irá passar e principalmente sobre como é o clima na época do ano em que você vai estar por ali, para saber se precisará de roupas especiais. Porém, o básico, na nossa opinião, é: 
  1. Uma calça confortável para pedalar no dia-a-dia (um short de ciclista com almofadinha por baixo da calça ajuda bastante);
  2. Uma blusa de manga comprida fina para usar até mesmo nos dias de sol (o que acaba funcionando como uma espécie de protetor solar);
  3. Um tênis confortável (pode ser o mais barato da loja, desde que seja agradável aos seus pés);
  4. Meias também confortáveis e de preferência grandes, pois elas podem servir como um tipo de protetor anti-carrapatos e carrapichos (basta apenas colocá-las por cima da calça)
  5. Um pijama confortável e quentinho com um par de meias limpas para os dias de frio. Mesmo não sendo possível tomar banho em determinado dia, é aconselhável que se tire a roupa suja e coloque o pijama limpinho (dessa forma sua noite de sono será muito melhor);
  6. Toalha bem absorvente (nós estamos usando duas toalhas comuns de rosto, que estão quebrando um galho legal);
  7. Roupas íntimas (acredito que pelo menos 3 peças de cada já seja o suficiente);
  8. Casacos (esse é um item muito importante, e que deve ser estudado de acordo com a temperatura dos locais);
  9. No mais, você deve ter algumas poucas blusas reservas, um short e uma calça, para os dias de descanso, e roupas de banho, para curtir aquela prainha ou cachoeira (rsrs).
  • Cozinha - Esse é outro kit indispensável que devemos ter em nossa bagagem, principalmente para quem, assim como nós, quer e precisa economizar dinheiro durante a viagem. No nosso caso, o Luíd, quero dizer... nós mesmos (hehehe) fazemos praticamente a nossa comida toda, todos os dias: café-da-manhã, lanche da tarde, janta, exceto o almoço, que às vezes optamos por dividir uma quentinha ou prato feito em alguma pensão ou restaurante de 10 realzão para podermos recarregar os telefones e eventualmente usar até uma wifizinha para atualizar as coisas de internet e mandar notícias para a família e amigos. A nossa cozinha ciclo-viajante foi toda montada com coisas que já tínhamos em casa, que pegamos ganhamos de alguns parentes e amigos e o que faltou, nós compramos no paraíso dos cicloviajantes pobres: a lojinha de R$1,99 (iebaaa)! E ela ficou basicamente assim: 
  1. Dois pratos de plástico;
  2. Duas canecas de plástico;
  3. Facas, garfos e colheres, dois de cada;
  4. Uma tesoura para picar alimentos;
  5. Um pano de prato e uma toalha de plástico para simular uma mesa no chão;
  6. Espátula e colher de nylon;
  7. Uma panelinha de alumínio pequena (que usamos para fazer quase tudo);
  8. Uma frigideira sem cabo (que nos arrependemos de ter tirado o cabo, porque ficou uma caquinha pra pegar quando o fogareiro está aceso);
  9. Dois fogareiros caseiros feitos com latinha de refrigerante (em breve faremos um vídeo ensinando como fazer);
  10. Dois suportes caseiros de panela para o fogareiro (que fizemos com arame);
  11. Um ralador de alimentos;
  12. Um funil pequeno;
  13. Um espremedor de laranjas;
  14. Um isqueiro;
  15. Uma peneira de aço inox 1001 funções (serve para coar suco e mate "tchê", lavar macarrão e arroz, cozinhar alimentos no vapor colocando ele na boca da panela e mais um monte de coisas que a imaginação permitir, rsrs);
  16. Um jarro de fazer suco;
  17. Kit de limpeza: esponja, sabão de coco e um perfex;
  18. Deve ter mais alguma outra coisa, mas não estamos lembrando agora...
  • Despensa - Para que faça sentido levar uma cozinha, precisamos de mantimentos para cozinhar nela (risos). Nem só de miojão com sardinha viverá o homem, precisamos também de outros alimentos para repor as energias no dia a dia. Nós sempre saímos de casa levando bastante comida e, de tempo em tempo, visitamos um supermercado, sempre em busca das melhores promoções para reabastecer a nossa despensa ambulante. Além de economizarmos usando a nossa própria cozinha, outro ponto positivo é que acabamos sempre conhecendo e nos aventurando um pouco na culinária de cada local, principalmente aqui no nosso Brasil, que temos várias culturas comestíveis próprias de cada região. No momento, estamos com o coração e o estômago no norte do país, pois amamos açaí e acabamos de descobrir a tal da tapioca, pela qual ficamos apaixonados, foi amor à primeira vista (vixe mainha, mas o negócio é bom demais!). Alimentos básicos que gostamos de levar em nossa bagagem são: arroz, macarrão, café, leite, achocolatado, chá, azeite, atum, sardinha, milho, ervilha, temperos diversos, adoçante, biscoitos e petiscos, e, é claro, a tapioca! (hehehe), 
  • Acampamento - Levar consigo uma barraca e mais alguns outros equipamentos para acampamento é algo fundamental para um cicloturista, mesmo que este tenha se programado e planeje ficar apenas em pousadas e hotéis, pois, em uma viagem grande, um belo dia pode acontecer um imprevisto e você pode não conseguir chegar a um local com hospedagens. No nosso caso mais ainda, porque como nossa viagem tem que ser de baixíssimo custo, precisamos cortar ao máximo possível o que acaba sendo o maior gasto em qualquer tipo de viagem. Por isso, assim que nós saímos de casa, já colocamos em nossas mentes e nossos corações que a Zuleica (nossa barraca), daquele momento em diante, passa a ser nosso lar-doce-lar, home sweet home, nosso abrigo quentinho para descansar as perninhas, ou seja, nossa casinha, só que de pano. Utensílios que nós consideramos essenciais:
  1. Uma barraca - De preferência de 2 lugares a mais do que o número de pessoas que pretendem "morar" nela durante a viagem, pois assim dá para acomodar todo mundo e mais as bagagens dentro dela numa boa. A nossa é de três lugares e às vezes sentimos falta de um pouquinho mais de espaço interno para guardar nossas tranqueiras (porém, ela tem sido uma bênção. Foi presente de um amigo, e estamos muito felizes e satisfeitos com ela). É muito bom que a barraca possua uma área de avanço, pois mesmo sendo uma área ainda considerada externa, ela protege, principalmente da chuva, algumas coisas menos delicadas que você queira guardar ali e ajuda bastante também na hora de entrar na área interna da barraca quando está chovendo.
  2. Isolantes térmicos - São eles que nos mantém longe do chão frio e ainda nos proporcionam um conforto na hora de dormir, nos livrando de possíveis pedras, desníveis e outros desconfortos que teríamos se deitássemos diretamente no chão da barraca. Existem várias marcas e modelos de diversos preços disponíveis no mercado e como isso é um utensílio muito pessoal, vale a pena fazer uma pesquisa na internet e escolher o que mais te agradar. Novamente, como nosso esquema é no estilo baixa renda, os nossos por enquanto são aqueles colchões infláveis mais baratos que existem, de R$ 29,90, que a gente acha em basicamente qualquer loja. Eles definitivamente não são os mais recomendados para esse tipo de viagem, pois são grandes, pesados e dão bastante trabalho na hora de encher, sem contar que ainda precisamos levar uma bomba própria que só serve para inflar eles, mas como era esse o que já tínhamos em casa, teve que ser ele mesmo, hehehe...   
  3. Saco de dormir - Esse é um produto que vale muito a pena ter, pois ele te aquece por inteiro. Diferentemente de um cobertor, tanto a parte de cima, quanto a de baixo do seu corpo (peito e costas), ficam protegidas do frio, o que faz bastante diferença em dias frios (se duvidar, pode perguntar ao Luíd, porque como por enquanto só temos um saco de dormir, eu durmo quentinha, rsrsrs... ele está usando duas mantas de microfibra, que também já tínhamos em casa).
  4. Lanternas - Nossa preferência é pelas de prender na cabeça, porque na hora de montar acampamento, ou fazer qualquer outra atividade no escuro, elas clareiam exatamente para onde você está olhando e ainda deixam suas mãos livres.
  5. Travesseiros - Não são itens essenciais, mas trazem um certo conforto na hora de mimir. Por isso, optamos por levar dois infláveis, que são leves, compactos e são achados nas mesmas lojas dos colchões.
  • Farmácia - É sempre bom carregar conosco aqueles medicamentos básicos, que podem ser úteis no dia a dia: remédio para gripe, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, e mais alguns outros que você achar que podem ser úteis para você.
  • Higiene - Eventualmente, você vai acabar precisando tomar um banho, rsrsrs. E nessa hora, é muito bom que tenhamos uma necessaire com produtos de higiene pessoal, como shampoo, sabonete, desodorante, escova e pasta de dentes, e o super importante papel higiênico. Escolha de preferência uma bolsinha com alça, para poder pendurar em banheiros não tão limpos. Nossa dica é ter também um sabonete em um local de fácil acesso, para que você possa lavar as mãos sempre que necessário. Lenços umedecidos também é bom ter, pois eles são ótimos em diversas situações.
     Esperamos que nossas dicas tenham ajudado um pouco para quem está planejando fazer uma cicloviagem e não têm muita grana pra gastar com equipamentos caros. Em breve postaremos aqui um vídeo das nossas bagagens completas. E você, achou que esquecemos de mencionar algo importante? Deixe aqui o seu comentário, pois ele com certeza irá contribuir para ajudar a nós e também a outros cicloviajantes!

                                                     <<< Post Anterior | Próximo Post >>>

Um comentário: